Suplementos alimentares: O que são, para que servem e como usar
Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação. Eles podem ser compostos de todas as vitaminas e minerais e por isso são conhecidos como Multivitamínicos ou podem conter apenas determinadas substâncias, como ocorre no caso da Creatina e da Spirulina, que são indicados especialmente para quem pratica algum tipo de atividade física.
Para que servem os suplementos alimentares
Não apenas como um complemento, os suplementos alimentares também costumam ser indicados quando um organismo apresenta dificuldade em produzir ou armazenar um nutriente específico.
Os suplementos alimentares costumam ser bastante populares entre os praticantes de exercícios físicos, principalmente a musculação, para ganho de massa muscular ou queima de gordura.
Nem todo mundo precisa deles, e embora sejam vendidos sem prescrição, o ideal é usá-los com acompanhamento
Os tipos de suplementos alimentares que existem são:
Suplemento alimentar hipercalórico: para engordar
Suplemento alimentar proteicos: para ganhar massa muscular
Suplemento alimentar termogênico: para emagrecer
Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento
Suplemento alimentar hormonal: regularizar os sistema hormonal
Veja o que pode acontecer se tomar medicamentos ou suplementos sem orientação de um profissional de saúde.
Suplementos alimentares para emagrecer
Os suplementos alimentares para emagrecer são os termogênicos, pois eles aumentam o metabolismo basal e contribuem para eliminação de gordura. Alguns exemplos são: Whey protein, CLA, Cafeína, L- Carnitina, Ômega 3. Apesar de serem eficazes no processo de emagrecimento, estes suplementos não excluem a necessidade de seguir uma dieta hipocalórica e realizar atividade física, sendo somente uma forma de alcançar melhores resultados mais rapidamente.
Suplementos alimentares para ganhar massa muscular
Os suplementos alimentares para ganho de massa muscular só devem ser utilizados por quem pratica atividade física regularmente. Eles, quando são devidamente utilizados, podem ajudar a aumentar a massa muscular, pois contêm os "tijolos" que formam os músculos.
Alguns exemplos de suplementos alimentares para ganho de massa muscular são: M-Drol, extreme, Mega Mass, Whey protein, Linolen e L-carnitina.
Suplementos mais populares:
Whey Protein: O Whey protein é um suplemento proteico normalmente feito a base da proteína extraída do soro do leite, mas hoje existem muitos outros baseados em origens veganas. É utilizado para o ganho de massa muscular porque suas proteínas de alto valor biológico contribuem para a reparação do músculo, que sofre microlesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein, a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte.
BCAA: O BCAA é formado por três aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo, são eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Esses aminoácidos essenciais ajudam as células a produzirem proteínas. Eles participam do processo de produção de energia durante a prática de atividade física, principalmente de exercícios de longa duração e, assim, evitam a fadiga central. Veja os benefícios e como tomar o BCAA
Creatina: A creatina é um aminoácido e está presente tanto nos alimentos de origem animal quanto no organismo humano, que o produz. Suplementos de creatina são especialmente bons para praticantes de atividades físicas de alta intensidade. Veja para que serve, como tomar e efeitos colaterais da Creatina.